Palavras ditas ...

Se eu gosto de poesia?
Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo."
Carlos Drumond de Andrade

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

As Linhas da Mão


Deste canto de treva, esperas, surdo,
enquanto o céu corrói teu corpo escasso.
E sentes de ti mesmo o ofego gasto
pelo escoar do dia, o jogo amargo
de voltar das manhãs cheio de escuro.

Deste lado solar, desprezas, mudo,
o que sabes virá porque marcado
na morte que vais sendo, o sonho alçado
ao espaço que passa, este amor breve,
pois é feito de tempo e o tempo cede.

Eis tuas mãos. As suas linhas, cego,
o solitário sol, o rio vazio,
o saibro sob os pés, o choro inútil
e tudo o que feriste nos descrevem,
num rogo de beleza, sujo e puro.

Do centro crepuscular, dali tens tudo.

Alberto da Costa e Silva



Pelo conjunto de sua obra, foi atribuído a Alberto da Costa e Silva o Prémio Camões 2014.
O anúncio  foi feito oficialmente a 30 de Maio deste ano e a cerimónia de entrega do prémio acontecerá esta noite, no Rio de Janeiro, no Brasil.
O poeta venceu também em 1998 o Prémio Jabuti, principal galardão da literatura brasileira.

Alberto da Costa e Silva, enquanto ensaísta e historiador, é também reconhecido como grande conhecedor da cultura africana, tendo escrito diversos livros sobre o continente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

orgasmo

fui ver o mar fez-se a mim fiz-me a ele as ondas desta vez tombaram de pé e espumaram de gozo  Bénèdicte Houart (no dia internacional do org...