Palavras ditas ...

Se eu gosto de poesia?
Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo."
Carlos Drumond de Andrade

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cantata ao Ano Novo

ajuda-me. guia-me a mão que segura a tua
e limparem a vida incolor e salgada que te escorre na face.
ajuda-me a ajudar-te a limpar esse novo velho rio,
esse caudal de desânimos que te afoga o sorriso
e a esperança. ajuda-me. guia-me a mão e a vontade.
sabes que sou um desajeitado e nem às nuvens arrumo
um horizonte de livro, daqueles de finais bonitos:
amontoam-se sem a elegância e o pormenor da magia,
e não há jardim que as queira como seu tecto
ou poema que delas se valha para encantar olhos que o façam seu leito.

repito-te, grito-te o apelo de um de janeiro, este dia igual
a duzentos! quinhentos! que não quero contar mais as lágrimas
que te vejo e me correm, sinto. roubo-tas
se não as limpares com o que o ano te roubou:
o sorriso, esse violino que embacia as janelas do peito,
a gargalhada, a tua orquestra mediática e que encanta quem a ouve.
embora eu pessoalmente prefira a discreta beleza
do teu gordinho, a ordenar as nuvens em céus e ritmos.
e finalmente os teus jardins, por quem sabe que é neles
que todas as lágrimas morrem e fazem-se flores.

a tua mão na minha ensina-a a ensinar a tua;
tocando-se, o milagre do ano que começa
terá conta diferente da longa má-escrita das rugas do passado.
assopraremos as nuvens e olharemos o horizonte,
nele há o que quisemos e construírmos!

e, cá em baixo, eu guardo em exclusivo as lágrimas
e delas sustento o lago. tu juntas a melodia do teu sorriso,
e de ano-cão inventaremos o perfeito,
as nuvens, a cor, e a vida secreta dos imunes
às malecidências do calendário.

ajudas-me, dás-me a tua mão para te roubar a lágrima e dela fazer um lago,
um lago dum lindo jardim como aqueles que recordamos?

Carlos Gil

Em destaque

orgasmo

fui ver o mar fez-se a mim fiz-me a ele as ondas desta vez tombaram de pé e espumaram de gozo  Bénèdicte Houart (no dia internacional do org...